Vale do Minho Digital
Vale do Minho Digital
Região
Municípios
Turismo
Cultura
Educação
Economia
Comunidades
Hotspots
Mapas Interactivos
Informações úteis
A Minha Visita
Galerias
Atlas do Minho
Inicio » Região » Geografia » Fauna e Flora
Fauna

 

O Parque Nacional da Peneda Gerês, a Área de Paisagem Protegida de Corno de Bico, o Rio Minho e seus afluentes e muitos outros  espaços verdes fazem com  que a fauna do território seja abundante e riquíssimo.
No que se refere à comunidade faunística destaca-se a presença do javali, do veado, do texugo, do lobo, da águia-real, do milhafre-real e do falcão.
No Rio Minho e seus afluentes ainda abundam o sável, a lampreia e a truta entre outras espécies piscícolas.

Fauna do Vale do MinhoFauna do Vale do Minho
Flora

 

A natureza e orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental traduzem-se na variedade e riqueza do coberto vegetal: matos, carvalhais, medronheiros, azevinhos e pinhais, bosques de bétula ou vidoeiro, abundante vegetação bordejando as linhas de água, campos de cultivo e pastagens.
Nos espaços semi-naturais presentes no Vale do Minho a vegetação é dominada por giestais, urzais e tojais, que resultam da degradação dos carvalhais primitivos.
A vegetação climática é constituída por carvalhais (Quercus robur) que ainda sobrevivem nalgumas áreas. Encontram-se igualmente exemplares de sobreiros (Quercus suber), castanheiros (Castanea sativa), azevinho (Ilex aquifolium), carvalho negral (Quercus pyrenaica), faias (Fagus silvatica) e medronheiros (Arbutus unedo). Os bosques higrófilos são dominados pelos amieiros (Alnus glutinosa) e salgueiros (Salix sp).
Em áreas onde a intervenção humana é reduzida, encontra-se alguma vegetação ribeirinha bem desenvolvida e em bom estado de conservação, principalmente nos rios Mouro e Coura, em que dominam o amieiro (Almus glutinosa), o salgueiro (Salix Alba) e o freixo (Fraxinus angustifolia), embora surjam pontuais descontinuidades nas galerias ripícolas. Em altitude e associados a linhas de águas predominam os vidoeiros (Betula celtiberica).

Flora do Vale do MinhoFlora do Vale do Minho

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Newsletter
Desenvolvimento
FAQ's
Sugestões
Ajuda
Contactos
Avisos Legais
Mapa Portal