Vale do Minho Digital
Vale do Minho Digital
Região
Municípios
Turismo
Cultura
Educação
Economia
Comunidades
Hotspots
Mapas Interactivos
Informações úteis
A Minha Visita
Galerias
Atlas do Minho
Inicio » Região » História » Fortalezas
Atalaia do Espírito Santo de Vila Nova

A Atalaia do Espírito Santo faz parte do sistema defensivo constituído pelas fortificações de Cerveira e Lovelhe, encontrando-se dissimulada pela densa mata que a envolve.
Situa-se a Nascente da vila de Cerveira, fronteira ao Monte do Espírito Santo, a meia encosta. O sistema de vistas do interior da fortificação para o exterior tem um potencial elevado ao longo da encosta do Monte do Espírito Santo até à Margem ribeirinha de Cerveira e Lovelhe, atingindo o máximo de amplitude na outra margem do rio Minho, e apenas se encontra prejudicado pelo crescimento desordenado da vegetação da envolvente.
O Fortim da Atalaia do Espírito Santo é uma estrutura de planta circular em alvenaria de granito com cerca de 5,80m de diâmetro e entre 4 a 4,50m de altura. No centro possui uma cisterna à volta da qual se circula num patamar circular. A área de ronda é também circular e permite o acesso a 3 lajedos de granito em consola que, conjuntamente com a porta, se posicionam no alinhamento dos quatro quadrantes.
O Fortim situa-se no centro de uma plataforma sensivelmente quadrangular, circundada por uma trincheira que executa o seu perímetro. A trincheira apresenta características idênticas às dos Fortes de Terra, é constituída por godo (seixo) envolvido em material argiloso com silte.
Esta atalaia cuja tipologia é única sofreu obras de intervenção nas muralhas no final da década de 70 e início da década de 80 do século XX.
Saiba mais em:

Fortalezas Transfronteiriças do Vale do Minho

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Newsletter
Desenvolvimento
FAQ's
Sugestões
Ajuda
Contactos
Avisos Legais
Mapa Portal