Vale do Minho Digital
Vale do Minho Digital
Região
Municípios
Turismo
Cultura
Educação
Economia
Comunidades
Hotspots
Mapas Interactivos
Informações úteis
A Minha Visita
Foruns
Inicio » Comunidades » Emigração » Curiosidades
Geminação Vila Nova de Cerveira - Chagny

Em 1997 a equipa de futebol de veteranos da Associação Desportiva Cerveirense deslocou-se a Chagny-en-Bourgogne e após uma breve análise verificou-se existirem vários pontos em comum entre as duas localidades dos quais se destacam três: as cores dos dois municípios são o verde e amarelo; ambas possuem uma acentuada actividade cultural e o rio é uma presença constante na vida das comunidades.
Estas circunstâncias levaram ao interesse em estreitar os laços entre as duas localidades, o que foi bem acolhido pela comunidade de Chagny visto o vereador do desporto ser casado com uma cerveirense.
Assim, em Junho de 1999 deu-se a geminação de Vila Nova de Cerveira com Chagny-en-Bourgogne. A cerimónia decorreu na cidade francesa e contou com a presença de uma comitiva cerveirense presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Um ano depois foi a vez de uma comitiva de Chagny deslocar-se até Cerveira, tendo-se realizado uma cerimónia simbólica de plantação de um carvalho (Chagny em francês) em frente aos Paços de Concelho cerveirense.
Esta geminação levou a um incremento e intercâmbio de relações a nível desportivo e cultural entre as duas localidades.

 

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Newsletter
Desenvolvimento
FAQ's
Sugestões
Ajuda
Contactos
Avisos Legais
Mapa Portal